[Em DVD] The Post – Guerra Secreta

the-post-a-guerra-secreta-1
Compartilhar:

The Post – Guerra Secreta é mais um daqueles filmes jornalísticos que prendem o espectador do início ao fim. Não a toa, foi indicado a algumas estatuetas do oscar, incluindo a de melhor atriz para Meryl Streep, o que não é novidade alguma. The Post refere-se ao jornal The Washington Post, que no início dos anos 70 enfrentava dificuldades. A editora-chefe do jornal é Katherine “Kat” Graham (Meryl Streep), que era uma das únicas mulheres naquela época com um cargo de diretoria; a maioria delas costumavam trabalhar como secretárias ou em profissões “destinadas somente à mulheres”. Por ser mulher, Katherine acabava sendo subestimada na maioria das vezes, até que uma decisão sua, mudou o rumo do jornalismo norte-americano.

theposmovie

O filme retrata especificamente um período dos anos 70 que foi crucial para os jornais e a imprensa da época, bem como para o governo americano (na época liderado por Nixon). Os governos costumavam “ditar” o que poderia, ou não ser publicado nos jornais; algumas vezes indiretamente, já que os donos dos jornais (no caso de Kat Graham) eram amigos de pessoas importantes, políticos etc, e as matérias acabavam sendo “editadas” para não “prejudicar” os envolvidos. E o jornal The New York Times (The Times) fez exatamente o oposto ao publicar uma série de documentos confidenciais do governo americano que, na época, denunciava os números alarmantes de mortes na guerra contra o Vietnã, sem falar nos nomes dos políticos envolvidos.

A trama do filme se desenrola a partir do momento em que o The Times é processado pelo governo por crimes contra a lei antiespionagem, traição etc. Neste momento, a equipe do The Post, liderada (também) por Bradlee (Tom Hanks) consegue uma cópia dos documentos e tem que decidir se irá ou não publicar. E essa decisão cabe a Kat, que deve decidir entra manter uma boa relação com o governo de Nixon ou lutar pela liberdade de imprensa.

Não há maiores surpresas na trama de The Post. Contamos com um roteiro excelente e as atuações incríveis de todo o elenco. Meryl Streep está, mais uma vez, maravilhosa no papel de Katherine Graham. Vemos aqui uma personagem que, em meio ao machismo da década de 70, luta constantemente contra todos e contra si mesma para entender e tomar o seu lugar no The Post.

Os-personagens-reais-de-The-Post-A-Guerra-Secreta

O longa tem a direção de Steven Spielberg, que teve muito cuidado ao montar cada cena e pensar no roteiro como um todo. Em alguns momentos, temos sequencias rodadas dentro de uma gráfica de jornais e que mostram ao espectador como era o processo de impressão da época; em outro, temos um plano sequencia curtinho que acompanha Meryl durante a cena.

The Post – Guerra Secreta está disponível em DVD.

Formada em gastronomia por uma universidade paulista, especialista em jornalismo cultural e uma artista por natureza. Apaixonada por livros, séries e cinema desde sempre.

Nina Xaubet – que já escreveu publicações em Cinefilando.


Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*