Seriando || Kurt Seyit ve Sura

poster 1
Compartilhar:

O nome pode parecer estranho, mas é porque está em turco. Sim, t-u-r-c-o. Kurt Seyit e Sura é uma série turca baseada em um romance de mesmo nome da autora Nermin Bezmen. Me apaixonei pela série imediatamente quando comecei a assistir a abertura.

post 2

A série se passa na Rússia dos anos 20 e conta com diversos eventos históricos reais. Seu protagonista é Kurt Seyit Eminof, um tenente e primogênito de uma rica família turca que luta pelo exército da Rússia durante sua revolução e os primeiros indícios da Primeira Grande Guerra. A trama, basicamente, será sobre a luta do amor entre Kurt e Sura contra suas famílias, a sociedade e a guerra. A série atravessa a belíssima Petrogrado e seus bailes, a incrível Criméia, Alushta, Istambul.

post 4

O episódio piloto nos apresenta o personagem  tenente Kurt Seyit e seu amigo Petro, que logo é confrontado por uma terrível tomada de decisão que mudará seu rumo na história. Kurt é um belíssimo (!!!!) oficial, cavalheiro, educado e mulherengo, que faz um aposta com os amigos: tem que beijar a primeira moça solteira que entrar no baile até a meia noite. Entretanto, ele desiste da aposta ao encontrar a bela Alexandra “Sura” Verjensky, que está fazendo sua apresentação á sociedade no mesmo baile.

Numa mesma cruzada de olhares, Sura também se apaixona a primeira vista pelo oficial.  Ela fica desconcertada ao encontrar Seyit pela primeira vez e, ao mesmo tempo, se decepciona por ele não ter ido ao seu encontro imediatamente. Contudo, neste momento, o espectador conhece diversos pontos importantes da trama:  os antagonistas, Petro e uma ex-amante de Kurt; os amigos e coadjuvantes; a inocência de Sura; a importância da família de Kurt e o destino para o filho primogênito; e os obstáculos que a guerra e a revolução russa vão implicar na vida do casal.

post 3

Em termos técnicos, a série também é maravilhosa. Eu sou suspeita em falar, mas adoro filmes e séries de época/históricos/etc. O figurino é muito bonito e através dele, é que também conhecemos um pouco mais nossos personagens. A baronesa, ex-amante de Kurt, está sempre vestida com tons mais escuros e fortes, o que nos leva a acreditar que a roupa reflete sua personalidade e seu papel na série, principalmente se levarmos em conta a utilização de vestimentas vermelhas ou pretas. Em contra-partida, temos a utilização de roupas claras, delicadas e finas nas jovens, demonstrando sua inocência e virginalidade.

Fiz uma rápida pesquisa sobre o contexto histórico da série e sobre como seu enredo se encaixa com a história. Neste período, a 1ª Guerra Mundial estoura em 1914 e os britânicos se aliam aos russos, enquanto os alemães se aliam aos otomanos. Kurt sendo filho de turcos e tendo que lutar pelos russos, acaba encurralado com uma grande decisão a tomar. E, curiosamente, descobri que Kurt Seyit realmente existiu e era avô da autora (nermin Bezman) e, muito provavelmente, a história foi inspirada na vida dos avós.

post 5

Em suma, Kurt Seyit e Sura é uma série deliciosa de assistir e apaixonante. Seu enredo que percorre momentos da Revolução Russa e da Primeira Guerra Mundial nos levam por um passeio histórico por um lado pouco explorado da geopolítica. Interessante também é poder assistir uma produção fora dos padrões a que estamos acostumados, inglesas, americanas, espanholas e até brasileiras.

Formada em gastronomia por uma universidade paulista, especialista em jornalismo cultural e uma artista por natureza. Apaixonada por livros, séries e cinema desde sempre.

Nina Xaubet – que já escreveu publicações em Cinefilando.


Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*