Seriando || Os 13 Porquês

MV5BMjE3NDQ2MTIyNl5BMl5BanBnXkFtZTgwODgwNjA0MTI@._V1_SX1500_CR0,0,1500,999_AL_
Compartilhar:

Acabei os 13 episódios de 13 Reasons Why em menos tempo do que eu poderia imaginar. A série, adaptada de um livro homônimo que já foi resenhado aqui para o blog, retrata a história de Hannah Baker e como sua vida terminou. A produção é assinada pela cantora Selena Gomez, o roteiro é adaptado pelo autor do livro (Jay Asher) e é um original Netflix.

MV5BMTA2NDYzNTU0MjheQTJeQWpwZ15BbWU4MDI5MDYwNDEy._V1_SX1500_CR0,0,1500,999_AL_

Bullying, depressão, solidão, estupro e violência são temas típicos de um seriado policial, como Law and Order: Special Victims Unit, onde esses temas são tratados de forma a chocar o espectador. Temas como os citados acima são difíceis de serem tratados no entretenimento por diversas razões e, algumas vezes, acabam resultando em um dramalhão exagerado ou não surtem o efeito desejado. Contudo, 13 Reasons Why chega ao Netflix e atinge seu público da forma mais crua e real possível.

MV5BOTI5Nzg3NTQwNl5BMl5BanBnXkFtZTgwMDkwNjA0MTI@._V1_SX1500_CR0,0,1500,999_AL_

Em termos de roteiro, não há nem o que falar. Não há pontas soltas e somos levados a conhecer seus personagens profundamente, nos levando a entender o porquê de suas ações e, principalmente as consequências de um ato impensado no âmbito social. Passamos a compreender o universo e a verdade de cada um. Tudo isso somado a atuações de jovens atores excepcionais, principalmente Katherine Langford e Dylan Minnette, que interpretam Hannah Baker e Clay Jensen respectivamente. Vale ressaltar que a interpretação de Kate Walsh é emocionante… É impossível pensar em como uma mãe, cuja filha se suicidou, se sente em meio a todo esse turbilhão de emoções que é enfrentar as consequências de um suicídio e, principalmente, sem um porquê.

MV5BMTY4NjUzMzY3Nl5BMl5BanBnXkFtZTgwNjgwNjA0MTI@._V1_SX1500_CR0,0,1500,999_AL_

Quase vinte e quatro horas depois de ter assistido ao 13° episódio, ainda não consigo pôr em palavras tudo o que 13 Reasons Why me fez passar. Foi preciso uma pausa para conseguir absorver tudo o que me foi apresentado. É real, cru, intenso e desconcertante, principalmente porque nos enxergamos ali, seja como uma Hannah ou seja como um porquê. E acreditem: nós nunca pensamos em como nossas ações podem afetar outras pessoas, por menor que seja ou por mais bobo que pareça.

MV5BYmY3MGIxOTctYmY0Yy00MTMyLWJkNzgtMzc5NGFjNDBhZjZhXkEyXkFqcGdeQXVyNTcwMDgwNDc@._V1_SX1777_CR0,0,1777,999_AL_

Os 13 Porquês vem para confrontar todo um sistema. Em uma era em que tudo é instantâneo, onde as coisas são levadas aos extremos, somos apresentados à um entretenimento que julga e faz seu espectador confrontar a própria realidade. Mas acima de tudo, vem para dizer: peça ajuda, você não está sozinho.  Ah, e um aviso: prepare-se para se sentir exposto e emocionalmente abalado. Seus medos de adolescente serão trazidos á tona e não há nada que você possa fazer sobre isso. Mas no fim, você verá que é um belíssimo trabalho, que a sociedade é cruel e vai começar a REpensar nos seus atos. 13 Reasons Why é a lição de moral que a sociedade precisa.

Formada em gastronomia por uma universidade paulista, especialista em jornalismo cultural e uma artista por natureza. Apaixonada por livros, séries e cinema desde sempre.

Nina Xaubet – que já escreveu publicações em Cinefilando.


Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *