Crítica || Um Limite Entre Nós

MV5BMjQwNTI2MzUxOF5BMl5BanBnXkFtZTgwMDY3Njg4MDI@._V1_SY1000_CR0,0,1498,1000_AL_
Compartilhar:

Fences, título original, é baseado numa peça teatral homônima de August Wilson, que também assina o roteiro do longa que é estrelado e dirigido por Denzel Washington. O ator já foi consagrado com um Tony Awards em 2010 por sua atuação no musical.

MV5BMjA1MzI3NjA2Ml5BMl5BanBnXkFtZTgwNzk3Njg4MDI@._V1_SY1000_CR0,0,1499,1000_AL_

Um Limite Entre Nós é um drama que retrata a vida de um catador de lixo que sonhava em ser jogador de beisebol, mas que tem que lidar com sua vida dura, com a relação complicada com a esposa Rose (Viola Davis) e os dois filhos, além de ter que cuidar do irmão que voltou da guerra com graves problemas. O cotidiano de Troy é passado ao público com longos diálogos, alguns são pura poesia e trechos de canções, que resumem uma vida dura e complicada, regada a frustrações, anseios e ideais não alcançados.

MV5BMjMwMzgwODc0MV5BMl5BanBnXkFtZTgwOTY3Njg4MDI@._V1_SY1000_CR0,0,1499,1000_AL_

Apesar dos diálogos longos, Fences consegue que o espectador sinta essa frustração e pense a respeito de sua própria vida, seus feitos, seus ideais e seus sonhos. Troy nos ensina que a vida pode moldar o ser humano se este deixar e não lutar pelo próprio destino. Entretanto, apesar de tratar de assuntos familiares, Denzel e Viola são mestres em atuação e não deixam que o tema se torne batido ou infame. E apesar de parecer que a relação dos dois é apenas baseada em “cada sexta-feira” e “cada pagamento” (palavras de Troy), onde há um limite quase palpável para que uma relação baseada em uma vida dura e humilde, a intimidade e o cotidiano entre Rose e Troy muda após uma briga com o filho mais novo e com uma revelação na terceira parte do longa.

MV5BMTA4Njk1MTQzNjReQTJeQWpwZ15BbWU4MDU3NzY4ODAy._V1_SX1777_CR0,0,1777,998_AL_

Spoilers a parte, o filme tem cerca de 140 minutos que não são dolorosos. Pelo contrário, Fences tem nuances complexas em um tema comum e sua estética, de poucos personagens e cenários e diálogos extensos, nos remete a uma peça teatral habilmente trabalhada com a câmera. Um Limite Entre Nós é uma lição de vida em formato em filme. Um forte candidato ao melhor filme.

Nota: 4/5

Formada em gastronomia por uma universidade paulista, especialista em jornalismo cultural e uma artista por natureza. Apaixonada por livros, séries e cinema desde sempre.

Nina Xaubet – que já escreveu publicações em Cinefilando.


Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *