Literando || Os 13 porquês

Os-13-porques-Jay-Asher
Compartilhar:

Já pensou que uma colega de classe suicida-se e depois de um tempo você recebe uma encomenda com sete fitas cassete – sendo que cada lado conta o porquê ela chegou aconteceu essa tragédia – chegasse na sua casa e o remetente fosse essa garota?

A história é narrada por Clay Jensen que é um dos 13 motivos que levou a morte de Hannah Baker. Ao começar a ouvir as fitas, Clay já ouve a primeira regra: você tem que escutar as fitas e passar para o próximo da lista. E se você está ouvindo as fitas é porque está nela. E se você não fizer isso, alguém fará. Meses antes de morrer Hannah tinha colocado no armário de cada um deles  o  mapa da cidade com estrelas vermelhas  que indicam os locais onde cada história aconteceu.

Enquanto caminha pela cidade e escuta a fita, Clay descobre coisas sobre as pessoas que ajudaram o declínio de Hannah. Descobre também que não a conhecia e que sua vida estava  complicada e cheia de segredos que ninguém poderia imaginar.  Os 13 motivos tem nomes, sobrenomes e porquê:

Justin Foley: o inventor de histórias (primeiro e décimo motivo).

Alex Standall: o encrenqueiro.

Jessica Davis: a ciumenta.

Tyler Down: o fotógrafo tarado.

Courtney Crimisen: a falsiane.

Marcus Cooley: o palhaço pervertido.

Zach Dempsey: o desrespeitador.

Ryan Shaver: o destruidor.

Clay Jensen: para ele não vai ter spoiler, se não não tem graça ler o livro.

Jenny Kurtz: a incentivadora do mal.

Bryce Walker:  o espertão.

Sr. Porter:  o não psicologo que ajuda a destruir Hannah de vez.

O livro mostra como o bullying é prejudicial para a saúde mental e o quanto os adultos devem observar o que está acontecendo com as crianças e adolescentes durante esse período escolar. E quando detectar que está ocorrendo algo de ruim procurar uma ajuda adequada. Se Hannah tivesse tido o aconselhamento e o acompanhamento médico necessário, ela não teria morrido.

Série

A atriz e cantora Selena Gomez comprou os direitos autorais do livro e sempre comentou que tinha vontade de transformar em filme ou série.  A Netflix ouviu a proposta e dia 31 de março de 2017 estreia a série original e dessa vez Selena ataca como produtora. Abaixo está o teaser da série.

Informações adicionais

Autor: Jay Asher

Editora: Ática

Gênero: Literatura Estrangeira / Drama

Páginas: 256

Maria Helena Sobrinha – que já escreveu publicações em Cinefilando.


Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*