Paulistando || Memorial da América Latina

memorial-Por-Dani-Agostini-8
Compartilhar:

São Paulo tem vários lugares lindos e interessantes  e que a cada ida você descobre algo novo ou repara em um detalhe que nunca reparou e isso acontece todas às vezes que visito o Memorial da América Latina. Localizado próximo a estação de trem e metrô da Barra Funda, o Memorial foi inaugurado em 18 de março de 1989 e desenhado pelo arquiteto Oscar Niemayer.

Segundo o site da instituição o espaço “foi concebido para promover a integração cultural e política dos povos de língua portuguesa e hispano-americana como sonhava o ex-governador André Franco Montoro. Hoje, é referência na realização de eventos que reúnem os grandes nomes do cenário artístico, político, cultural e acadêmico do país”. O projeto cultural foi idealizado por Darcy Ribeiro e hoje recebe “ações e atividades desenvolvidas pelo Memorial “.

O memorial ocupa 84.480 m2 divididos entre “sete edifícios distribuídos em duas praças que se interligam pela passarela sobre a avenida Auro Soares de Moura Andrade”. O memorial sempre recebe exposições, além do próprio espaço dedicar locais para contar um pouco sobre as histórias de nossos países latinos.

https://www.instagram.com/p/BK3JW0dACRZ/?taken-by=memorialdaamericalatina

https://www.instagram.com/p/BKimC1eAcpR/?taken-by=memorialdaamericalatina

A escultura da mão sangrando o mapa da América Latina é sem sombra de dúvidas uma das esculturas mais lindas e também foi desenhado pelo mesmo arquiteto que desenhou o espaço.

https://www.instagram.com/p/BKGRm4TA16C/?taken-by=memorialdaamericalatina

Festivais

De uns tempos para cá o espaço passou a ficar conhecido por receber muitos festivais gastronômicos, o mais recente é o festival do pastel com o festival de cerveja e ainda tem o show de bandas no palco participando do Novos Talentos no Memorial, que está acontecendo desde  21 de janeiro e vai até 25 – feriado em comemoração ao aniversário da cidade São Paulo-, mas além desse o memorial recebeu ano passado vários outros como o do festival do camarão, do churrasco, do ceviche e até o tradicional Día de los muertos.

Para saber quais serão os próximos eventos acompanhe as redes sociais do memorial, estão sempre atualizadas e com as informações corretas,  pois tem sempre alguns eventos falsos associados ao local, mas sempre procure nas redes oficiais.

Essa é a dica, aproveite um desses festivais para conhecer o Memorial, porém para ver as exposições recomendo ir em um dia mais calmo, com menos pessoas circulando para realmente parar e apreciar as esculturas e os prédios.

https://www.instagram.com/p/BPnlSkEAauk/?taken-by=memorialdaamericalatina

https://www.instagram.com/p/BPk3YBHguXa/?taken-by=memorialdaamericalatina

https://www.instagram.com/p/BPkcBmQgX62/?taken-by=memorialdaamericalatina

 

Informações:

Onde: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo

Horário de Funcionamento:

  • Galeria Marta Traba, Salão de Atos Tiradentes e Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro: de terça a domingo, das 9h às 18h;
  • Biblioteca Latino-americana: de segunda a sexta, das 9h às 18h; aos sábados, das 9h às 15h.

Mais informações: http://www.memorial.org.br/

Maria Helena Sobrinha – que já escreveu publicações em Cinefilando.


Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*